Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia 29 de março – Clube de Leitura Livros mexidos – António Lobo Antunes





O Clube de Leitura Livros Mexidos reúne-se no próximo dia 29 de março para mais uma interessante sessão de troca de ideias e partilha de sensações sobre a obra de António Lobo Antunes.

“António Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo. Pouco a pouco, a sua escrita concentrou-se, adensou-se, ganhou espessura e eficácia narrativa. De um modo impiedoso e obstinado, esta obra traça um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX.”

Centro de Documentação de Autores Portugueses
DGLB – Direção-geral do Livro e das Bibliotecas

De Memória de Elefante até Quarto Livro de Crónicas, 32 livros, 32 leituras, 32 motes de conversa.
Dia 29 de março, sexta-feira, às 18h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
Organizado pelo Centro de Investigação e Informação de Cacela, pela ADRIP e pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas.



Dia 23 de março – Tertúlias no Baixo Guadiana – O Teatro, essa arte que apaixona





Toc, toc, toc. Três pancadas de Molière e suba o pano para a Tertúlia no Baixo Guadiana de março.

O tema, claro está, “O Teatro, essa arte que apaixona”, enquadrado na comemoração do dia mundial do teatro, dia 27 de março.

Convite a os apaixonados por esta arte, no dia 23 de março, às 17h30, nesta biblioteca municipal.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia 17 de fevereiro – Apresentação do livro PARTILHAS DE UM SER





Na semana que antecede o início da primavera, inspirados pela estação que simboliza o renascimento, a vida, a natureza, propomos uma tarde de sábado dedicada à espiritualidade e boas energias.

No dia 17 de março, às 17h30, recebemos o mestre Viktor Valente que fará a apresentação do seu livro Partilhas de um ser.

O mestre Viktor Valente é terapeuta holístico e abrange áreas de Reiki, Karuna, Seichim, EFT e Ho'oponopono.

“Toda e qualquer vida é um mistério para qualquer Ser humano. Muitas das vezes procuramos fora de nós aquilo que está dentro. Encontrei o meu caminho, abracei uma missão, ajudar o semelhante a caminhar, com amor e dedicação. Ao longo do tempo e em vários pontos do país, faço workshop's de forma a poder esclarecer e ajudar todos aqueles que necessitam e me procuram, respeitando sempre as suas escolhas provenientes do seu livre arbítrio. Toda a ajuda que presto é sempre de contribuição voluntária, pois faço-o com muito amor e compaixão. Este é o meu primeiro livro, entre muitos. Assim o espero.”
Mestre Viktor Valente

 

terça-feira, 6 de março de 2012

Dia 10 de março – Curso Breve da Nova Literatura Portuguesa



A Biblioteca Municipal Vicente Campinas realiza no dia 10 de março o Curso Breve da Nova Literatura Portuguesa (1990-2010): Poesia e Microficção, ministrado pelo Projecto Experimet’arte.

É uma ação de formato intensivo, de 9 horas, sujeita a inscrição gratuita, prévia e limitada, aberta ao público em geral, mas vocacionada, preferencialmente, a professores do 3.º. ciclo, ensinos secundário e universitário, animadores socioculturais, mediadores de leitura, bibliotecários e técnicos de biblioteca.

A sua estrutura será de três blocos, sendo o primeiro das 9h30 até às 13h00. Após a interrupção do almoço, os trabalhos serão retomados às 14h00 e durarão até às 19h00 e o último momento do curso será um Recital performance comentado. Não inclui almoço.

O Curso emitirá um Certificado final, mas não fornece créditos de formação para os docentes.

Inscrições e informações nesta biblioteca, presencialmente ou através do telefone 281 510 050 ou no e-mail indicado na barra lateral (Contactos).


“Tanto a novíssima poesia como a novel e fértil microficção portuguesas – géneros sobre os quais ainda recai um acentuado desconhecimento e alguns preconceitos e estereótipos – podem, de facto, pelas suas indesmentíveis vitalidade e diversidade, constituir-se como recursos úteis, dinâmicos e eficazes para a criação e/ou aumento e consolidação dos hábitos de leitura.”
Experiment’arte



quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia 3 de março – Apresentação do Livro O Grito de quem chora lágrimas azuis






Depois da interessante conferência e apresentação do livro Fath al-Andalusi y la incorporación de Occidente a Dar al-Islam, a biblioteca municipal termina bem a primeira semana de março com a apresentação do livro O Grito de quem chora lágrimas azuis, de João Batista.

Além da apresentação do livro, será também dado a conhecer o Projeto Livros de Ontem, um "projeto que visa a criação de uma plataforma virtual de compra e venda de livros aos preços mais baixos, dando prioridade a material de relevância académica, disponibilizando, assim, material bibliográfico fundamental aos estudantes, dando uma nova utilidade aos livros cujos donos já não precisam deles".

É mais um motivo para uma aliciante visita à nossa biblioteca, para um simpático convívio e uma proposta para uma boa leitura.

Convite para dia 3 de março, Sábado, às 17H00.

Dia 2 de março – Apresentação do Livro Fath al-Andalusi y la incorporación de Occidente a Dar al-Islam






A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe no próximo dia 2 de março, às 18H00, o professor doutor Ahmed Tahiri, para conferência e apresentação do seu recente livro Fath al-Andalusi y la incorporación de Occidente a Dar al-Islam.

Ahmed Tahiri é doutor em História Medieval (Al-Andalus) e catedrático nas Universidades Hassam II de Mohammedia y Abdel Malik Essaadi de Tetuán, professor convidado na Universidade Ain Shems do Cairo e Lumière II de Lion. Marca presença assídua como conferencista em países árabes e europeus, é reputado investigador e autor de obras em árabe, espanhol, francês, inglês e português.

Além de ser membro fundador do Centro de Estudos Luso-árabes em Portugal e membro de honra da Associação dos Amigos do Legado Andalusí é, também, Presidente da Fundação hispano-marroquina Al-Idrisi, com quem o Município de Vila Real de Santo António vem mantendo uma estreita colaboração.



De 1 a 30 de Março – Exposição CASAS DE FOGO DO ALGARVE RURAL




De 1 a 30 de março estará aberta ao público, na sala infanto-juvenil desta biblioteca, a exposição CASAS DE FOGO DO ALGARVE RURAL.

A exposição, organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, no âmbito do projeto educativo O QUE COMIAM OS NOSSOS AVÔS? A ALIMENTAÇÃO NO SOTAVENTO ALGARVIO, reúne os trabalhos produzidos nas oficinas Casas de Fogo, iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, levada a cabo nos meses de novembro e dezembro do ano transato, realizado com a comunidade escolar do concelho de Vila Real de Santo António, nomeadamente, três turmas do 1.º ciclo de Vila Nova de Cacela e Vila Real de Santo António.

Os trabalhos são miniaturas de antigas cozinhas do meio rural algarvio.