Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia 18 de abril 2013 – Sinónimos de leitura, 2.ª edição – dia 1


 
Destaque:
Apresentação do último livro de Jacinto Palma Dias,
O Algarve em 3D,
com a presença do autor. Jacinto Plama Dias, 67 anos, residente em Castro Marim, agricultor biológico e produtor de flor de sal, também autor dos livros A metáfora da água e da luz e Algarve Revisitado.

 

Jacinto Palma Dias
  
  

O Algarve em 3D

"Levantamento dos recursos naturais e culturais do Algarve, bem como, da metodologia empregue para os destruir.
O Algarve 3D, focaliza três dimensões importantes do Algarve: a gastronómica, em que se dá o exemplo da açorda, também comum a todo o sul de Portugal e que é definida como um prato de origem moçárabe (o vocábulo moçárabe diz respeito a todas as populações residentes na Hispânia antes da invasão muçulmana de 711, algumas delas já cristianizadas nessa altura e cujas entidades míticas prevalecentes eram S. Vicente e Sta. Iria). A segunda dimensão diz respeito á cenografia das habitações do Algarve antes do aparecimento do turismo como atividade económica, nomeadamente a arte das chaminés e das platibandas. O terceiro ponto diz respeito à enorme biodiversidade do Algarve que o Conde de Ficalho, líder dos "vencidos da vida" (Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, Antero de Quental etc.) identificou, ele como um excelso botânico que o foi, no Algarve dos fins do Séc. XIX, em que nada menos que cinco de cada de cem plantas do Algarve são absolutamente endémicas.
Belíssimas fotografias de Filipe da Palma e arranjo gráfico de Pere Valls Comas."
Jacinto Palma Dias

Às 18h00, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.



Início dos Sinónimos de Leitura – 2.ª edição – abril 2013, com a abertura da Feira do Livro, no hall de entrada desta biblioteca, que irá estar disponível ao público, a partir de hoje, num horário coincidente com o funcionamento da mesma, entre as 9h30 e as 19h30, até quarta-feira, 24 de abril, excetuando sábado, cujo início será às 14h30 e domingo que estaremos encerrados.

Da parte da manhã e início de tarde constarão 3 sessões de contos, as duas primeiras, respetivamente, às 10H00 e às 11h00, com Maria do Rosário Proença, autora do livro Eu sou o Nico…, e a terceira às 14h30 com Pedro Santos, da Companhia de Teatro Fech’Ópano.

Ao longo do dia funcionará um atelier de expressão plástica e manualidades, para os mais novos.