Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 5 de junho de 2013

De 1 a 29 de junho 2013 – Exposição “O corpo e a máquina, relação intrínseca na criação artística”




Iniciamos o mês de junho com a exposição de gravuras de Tatiana Parra Faleiro,

“O corpo e a máquina, relação intrínseca na criação artística”.

“ […] Criei composições a partir do recorte de diversas máquinas, numa tentativa de construir esquemas do corpo, total ou parcial, e marcá-lo no que diz respeito aos pormenores anatómicos, planos e cavidades, esboçando e interligando as suas novas características anatómicas e mecânicas. Essas composições são ligadas (por linha ou por traçado) a uma série de montagens feitas a partir de reproduções anatómicas do corpo humano, usadas por vezes na totalidade ou em fragmentos, onde são substituídos por elementos, mecanismos ou sistemas mecânicos (caldeiras a vapor, sistemas de circulação e funcionamento da maquinaria industrial, etc.).
A representação figurativa deste “novo corpo” construído tem como objetivo criar a analogia da máquina com a estrutura do corpo, isto é, também a dependência que ambos têm um do outro. Deste modo, podem surgir algumas questões se o corpo pode ser equiparado a uma máquina, não apenas no aspeto físico, mas por desempenharem positivamente a função, de produzir.”
Tatiana Parra Faleiro

A exposição estará patente ao público, nesta biblioteca municipal, a partir do dia 1 de junho 2013 e até ao  final do mês.
A inauguração será no dia 3 de junho de 2013, às 18h00, com apresentação e palestra da autora.
Entrada livre.