Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia 28 de novembro 2014 – Apresentação do n.º 14 da revista Nova Águia





No próximo dia 28 de novembro terá lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do 

n.º 14 da revista Nova Águia,

com a presença do Diretor e Vice-Diretora da mesma, respetivamente, o Prof. Renato Epifânio e a Prof.ª Maria Luísa Francisco.

“Revista de referência nacional na área do ensaio e da poesia.
Desta vez com o tema o "Os 80 anos da Mensagem de Fernando Pessoa" e os 800 anos da língua portuguesa.
Precisamente oitenta anos após a sua publicação, a Mensagem de Fernando Pessoa continua a ser um texto interpelante para quem insiste em preocupar-se com a destinação histórica de Portugal. Sob as mais plurais perspectivas – desde as mais esotéricas e espiritualistas até às mais culturalistas e geopolíticas –, a Mensagem foi, sobretudo, um excelso pretexto para repensarmos o futuro de Portugal, mais amplamente, de toda a Comunidade Lusófona.
Porque não há futuro sem passado, articulámos essa plural reflexão em torno da Mensagem com a celebração da própria língua portuguesa – na data, esta menos precisa, dos seus oito séculos.
Coligimos também neste número da NOVA ÁGUIA as intervenções dos representantes das várias associações lusófonas da sociedade civil que participaram no II Congresso da Cidadania Lusófona, coordenado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono e pela Sphaera Mundi: Museu do Mundo, no âmbito da Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC), decorrido na Sociedade de Geografia de Lisboa, a 16 de Abril deste ano.”
Luisa Francisco

Dia 28 de novembro de 2014, sexta-feira, às 18h30, entrada livre.