Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dia 13 de abril de 2016 – Sinónimos de Leitura 2016 – 5.ª edição – Dia 3



Destaque:

Neste terceiro dia dos Sinónimos de Leitura destacamos três encontros com três escritores de estilos diferentes.

= Às 10h00, 11h00 e 15h00 =

Pedro Leitão, ilustrador e autor de banda desenhada, realizará três sessões de “Animação à Leitura”, dirigido às escolas do concelho.


“Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1993), foi artista residente na Stivers Middle School for the Arts, em Dayton, EUA, entre 1991 e 1992. Começa por ilustrar (cartoons e ilustrações) para revistas e jornais e programas de televisão, bem como a organizar ateliês de ilustração, leitura e escrita para crianças e jovens, atividades estas que continua a desenvolver. A partir de 1997, passa a ilustrar livros para crianças com textos de autores vários, em particular de Luísa Ducla Soares. De 2003 em diante, publica diversos livros de BD para os mais novos em que é autor também do texto e que reuniu na coleção «As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho», começando então a dedicar-se à promoção da leitura da BD entre os mais novos.
Com cerca de meia centena de livros ilustrados, trabalha também, há cerca de quinze anos, em teatro para a infância com o encenador Paulo Lages. Depois de realizar numa série de exposições individuais e colectivas de pintura, tem participado, nos últimos anos, sobretudo em exposições coletivas de banda desenhada, ilustração e cartoon.”
Centro de Documentação de Autores Portugueses. 08/201
in DGLB/autores [em linha]. Lisboa 2016. [consultado em 06 de abril de 2016]. disponível em http://www.dglb.pt



 
= Às 17h30 =

Encontro com a escritora Dulce Maria Cardoso, com a presença de Adriana Nogueira.


“Ficcionista. Passou a infância em Angola, retornando a Portugal em 1975. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa.
Em 1999 recebeu uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura para escrever Campo de Sangue, novela distinguida com o Grande Prémio Acontece e publicada em 2002. Em 2005 publicou o seu segundo romance, Os meus sentimentos e em 2008 Até Nós, coletânea de contos. É também autora de contos e de argumentos para cinema.
Tem participado em várias antologias de contos em Portugal e no estrangeiro e os seus romances estão traduzidos para várias línguas e publicados em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Sérvia e Holanda.
Em 2012 foi condecorada pelo Ministério da Cultura francês como Cavaleira da Ordem das Artes e Letras pelo papel que a sua obra tem tido na «irradiação da cultura em França e no mundo».”
Centro de Documentação de Autores Portugueses 06/2012
in DGLB/autores [em linha]. Lisboa 2016. [consultado em 06 de abril de 2016]. Disponível em http://www.dglb.pt





= Às 21h30 =

Apresentação do livro “Escrever é dobrar e desdobrar palavras à procura de um sentido” de Luís Ene, seguida da performance “A língua entusiasmada” pelo grupo A língua no ouvido.



“Luís Ene, é licenciado em Direito, autor de diversos Blogs (muito conhecidos) e autor do livro "A Justa Medida" que foi o vencedor da primeira edição do Prémio Novos Talentos, promovido pelo site Educare.pt.”
in WOOK [em linha]. Lisboa 2016. [consultado em 06 de abril de 2016]. disponível em: htpp://www.wook.pt

Para uma informação mais pormenorizada, consulte a programação aqui.