Bem-vindo à Biblioteca Municipal Vicente Campinas online

Aconteceu em 2018







Dia 09 de novembro de 2018 – Apresentação do livro “Largo do mercado” e do CD “Alto contraste”, de Afonso Dias


A Biblioteca Municipal Vicente Campinas foi palco para a apresentação do mais recente livro e do último registo discográfico de Afonso Dias

“Largo de Mercado” e do CD “Alto Contraste”

O autor interpretou alguns temas do seu disco e declamou poemas deste seu poemário.
A apresentação das obras estiveram a cargo de Pedro Oliveira Tavares e o evento contou ainda com a participação de Clara Correia e  Ângela Mascarenhas, na leitura de alguns poemas.
 









Dia 27 de outubro de 2018 - ”Os sábados na biblioteca”


Encerrámos a agenda de actividades do mês de outubro com 

”Os sábados na biblioteca”, Atividade para pais e filhos.

Uma tarde bem passada partilhando boa disposição e afectos, entre histórias e surpresas.











Dia 25 de outubro de 2018 - Clube de Leitura


A obra de Orhan Pamuk foi o tema escolhida para a sessão de outubro de O Clube de Leitura.






Dia 20 de outubro de 2018 - Apresentação do livro “A mamã está triste: como explicar a depressão parental a uma criança”, de Carla Isabel Vicente e Maria Margarida Fonseca Caria


No passado dia 20 de outubro de 2018 assistimos à apresentação do livro

“A mamã está triste: 
como explicar a depressão parental a uma criança”

As autoras do livro, a psicóloga Carla Isabel Vicente e a artista plástica Maria Margarida Fonseca Caria apresentaram a obra e promoveram uma sessão dinâmica e interessante com intervenções do público.








Dia 04 de outubro de 2018 - Apresentação do livro “Em nome d’El Rey”, de Luís Barriga


O escritor Luís Barriga esteve presente na nossa Biblioteca no passado dia 4 de novembro de 2018 para a apresentação do seu mais recente livro

Em nome d’El Rey

O evento contou com a presença de Fernando Pessanha que fez a apresentação da obra.






Dia 27 de setembro de 2018 - Clube de Leitura


As melhores obras lidas no verão foi o tema abordado na sessão de setembro de O Clube de Leitura.





De 03 a 29 de setembro de 2018 - Exposição de fotografia “Saudade”, de Ana Gouveia e Juana Martín  

                                      
Assistimos no dia 3 de Setembro de 2018 à inauguração da Exposição de fotografia conjunta de Ana Gouveia e Juana Martín,

“Saudade”.

A sessão de inauguração contou com a presença das duas autoras, do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, Sr. Luís Filipe Antunes Rodrigues e da Coordenadora da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, Dr.ª Assunção Constantino.
Esta exposição ficará patente ao público ate ao dia 29 de Setembro de 2018.












De 17 de julho a 31 de agosto de 2018 - Exposição de pintura "Caminhos de cor e de silêncio", de Maria D'Almeida


Com início em 17 de julho e até ao final do mês de agosto de 2018 esteve patente ao público a exposição de pintura e de colagem de Maria D'Almeida,

"Caminhos de cor e de silêncio".









Dia 06 de julho de 2018 – Lançamento do livro “Do outro lado do mar – Crónicas de Monte Gordo”, de Luís Manuel Viegas Feliciano


Foi com casa cheia que acolhemos o lançamento do segundo livro de Luís Manuel Viegas Feliciano, 

“Do outro lado do mar – Crónicas de Monte Gordo”.

A apresentação do livro esteve a cargo de José Estêvão Cruz e a sessão contou, igualmente, com as presenças do autor, da Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Dr.ª Conceição Cabrita, da Vereadora do Pelouro da Cultura, Dr.ª Carla Sabino, do editor Hélder Oliveira, da Editora Guadiana e da Coordenadora da Biblioteca, Dr.ª Assunção Constantino.









De 02 a 13 de julho de 2018 – Exposição alusiva ao II Centenário do Nascimento de Karl Marx – Legado, Intervenção, Luta. Transformar o Mundo - org. PCP



Durante a primeira quinzena de julho, esteve patente ao público uma exposição organizada pelo Partido Comunista Português, alusiva ao II Centenário do Nascimento de Karl Marx.







Dia 29 de junho de 2018 - Apresentação do livro “Tú, vosotras y ellas”


A Biblioteca Municipal Vicente Campinas encerrou o mês de junho com a apresentação do livro, 

“Tú, vosotras y ellas”.

Esta antologia é mais uma iniciativa de parceria cultural entre as duas margens do rio Guadiana, coordenada por José Luis Rua e reúne poemas de vários autores portugueses e espanhóis conjugados com obras de artistas plásticos.
O evento contou com a presença do coordenador da obra, José Luis Rúa e de alguns dos autores que integram a antologia, que declamaram os seus poemas entre momentos musicais com o músico Pedro Reis e da fadista Ângela Mascarenhas.












Dia 28 de junho de 2018 - Clube de Leitura em torno da obra de Jorge de Sena


A sessão de junho do Clube de Leitura abordou a obra de Jorge de Sena.





Dia 23 de junho de 2018 - Apresentação da antologia Grito de Mujer  “Por ti Mujer, uniendo fronteras”


A Biblioteca Municipal Vicente Campinas registou uma grande assistência, no passado dia 23 de junho de 2018, no evento da apresentação simultânea da antologia 

“Por ti Mujer” 

e a Revista Literária 

“Estrechando”.

Estas duas obras são mais dois contributos na prova da consolidação dos laços e intercâmbio cultural entre o Algarve e a Andaluzia, no campo literário, da prosa e da poesia.
A Revista Literária “Estrechando”, com sede em Algeciras tem como objetivo divulgar autores portugueses e espanhóis, as suas obras e incentivar o intercâmbio cultural.
A antologia “Por ti Mujer” tem por mote a violência de género, implícita nos maus tratos à mulher e reúne poemas de autores portugueses e espanhóis que expressam o seu sentir neste flagelo social e surge em resultado do 8.º Festival Internacional “Grito de Mujer”, que se realizou no passado mês de março em Castro Marim.
A apresentação das publicações esteve a cargo de Clara Correia e Maria Sanchez e contou, também, com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Dr.ª Carla Sabino, José Luís Rúa que representou a editora Wanceulen e Patricio González Garcia editor da Revista Estrechando.
Durante o evento foram declamados alguns dos poemas da antologia intercalados por momentos musicais a cargo de Maria e Samuel, Ângela Mascarenhas e Hugo Madeira.










Dia 21 de junho de 2018 - Apresentação do livro “Inventário”, de Mario Rodríguez


Realizou-se no passado dia 21 de junho de 2018, a apresentação do livro de Mario Rodriguez, 

Inventário.

A sessão contou com as presenças do autor, de Fernando Pessanha, tradutor da obra, de Vitor Cardeira, a quem coube a apresentação do livro e do editor Pedro Jubilot.








Dia 14 de junho de 2018 - Tertúlia no Baixo Guadiana “Verão seguro: praia e floresta”


A última sessão deste ciclo das Tertúlias no Baixo Guadiana, antes do interregno de verão, foi subordinada ao tema 

“Verão seguro: praia e floresta”.

A sessão, moderada como sempre pela jornalista Susana de Sousa, contou com as presenças do Comandante Pedro Palma - Capitão dos Portos de VRSA e Tavira e do Comandante Vaz Pinto – Comando Operacional Distrital da Protecção Civil no Algarve, e de representantes da Edilidade de Vila Real de Santo António, integrando a sua Presidente, Dr.ª Conceição Cabrita, dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e de Alcoutim e da Proteção Civil Municipal de Vila Real de Santo António e Alcoutim, entre outros.







Dia 13 de junho de 2018 – IV Concurso de Leitura – 2018


Organizado pela Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana, que integra as Bibliotecas Municipais e Escolares dos Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, e com o intuito do incentivo e fomento da leitura, realizou-se no passado dia 13 de junho, o 

IV Concurso de Leitura.

A edição deste ano decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas e contou com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas dos três concelhos.
O vencedor da edição de 2018 foi o João Diogo, do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, seguido, em segundo por Beatriz Soares, do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António e em terceiro, também do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, por Luís Rua.





 








Dia 12 de maio de 2018 - "Sábados na Biblioteca - sessão de contos e manualidades para pais e filhos.


"Sábados na Biblioteca" com sessão de contos e manualidades para pais e filhos, com Mariana Ornelas do Rego











Dia 04 de maio de 2018 – Inauguração da Exposição de Pintura de Manuel Hurtado


Registou uma significativa afluência a inauguração, no passado dia 4 de maio, da 

Exposição de Pintura de Manuel Hurtado.

O evento contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Dr.ª Carla Sabino.
A exposição estará patente ao público até o dia 30 de maio de 2018.











Dia 27 de abril de 2018 - Duo Anti-Ciclone


Momento musical para um público especial: os utentes dos lares e casas do avô do nosso concelho. O público que deixou repleta a nossa sala polivalente, não só aplaudiu como também participou, partilhando o palco com Henrique Matos e João Rego. Uma viagem pela música tradicional portuguesa.

















Dia 21 de abril 2018 - Lançamento do livro "Ruas", de João Miguel Pereira e Pedro Oliveira Tavares


Numa sala que foi pequena para receber todos os interessados no último livro destes dois autores, decorreu a apresentação do mesmo. Foi obviamente com alegria que os autores viram a 1ª edição da obra esgotar no dia do seu lançamento.





 





Dia 20 de abril de 2018 - Apresentação do livro "Sangre de nubles/Sangue de nuvens" de Manuel Neto dos Santos


Apresentação do último livro do autor, com a presença do mesmo,
 

"Sangre de nubles/Sangue de nuvens"


A apresentação ficou a cargo de João Pereira e contou ainda com a presença de José Luís Rua em representação de Los livros del estraperlo.






Dia 19 de abril 2018 - Apresentação do livro "Um caminho para todos: diário de uma peregrina no Caminho de Santiago" de Luísa Sousa.


A apresentação de um livro sobre o Caminho de Santiago que congregou na Biblioteca Municipal de VRSA a partilha de diversas e enriquecedoras experiências.




Dia 16 de abril 2018 - Tertúlia no Baixo Guadiana “EN125 - Sotavento: o calvário, o perigo, e o esquecimento”


A Tertúlia no Baixo Guadiana registou, na sua sessão de abril, realizada no passado dia 16, grande afluência de público, originada pelo tema a que se subordinou, 


“EN125 - Sotavento: o calvário, o perigo, e o esquecimento”.

Como já é hábito, a jornalista Susana de Sousa moderou o debate que contou com a presença de representantes do Movimento de Cidadania dos Utentes da EN125 - Sotavento, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Castro Marim e de Vila Real de Santo António e dos Partidos Políticos com representação na Assembleia da República através dos Deputados eleitos pelo Algarve ou por representantes dos mesmos.








Dia 07 de abril de 2018 – “Uma noite na Biblioteca”


No âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil, realizou-se no dia 7 de abril de 2018

“Uma noite na Biblioteca”.

Reedita-se neste ano mais uma noite de muita alegria, brincadeira, e incentivo à leitura, culminada com sonitos cor-de-rosa no meio dos livros.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da BIBAL (Rede de Bibliotecas do Algarve), BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) e Biblioteca Municipal Vicente Campinas.







































Dia 07 de abril de 2018 - Inauguração da Exposição "Fotos com poesia" e apresentação do livro “ A mensagem poética da fotografia“ de Ilídio Estevão


A Biblioteca Municipal Vicente Campinas registou casa “cheia” no duplo evento realizado no passado dia 7 de abril de 2018, a inauguração da 

Exposição de fotografia “Fotos com poesia” 

e o lançamento do livro 

“A mensagem poética da fotografia”, 

ambos de Ilídio Estêvão.
Na sessão do lançamento do livro “A mensagem poética da fotografia”, Ilídio Estêvão teve a companhia da sua irmã, Dr.ª Sandra Estevão Rodrigues, que apresentou a obra,  do Professor Saúl Neves de Jesus, Vice-Reitor da Universidade do Algarve,  da Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Dr.ª Conceição Cabrita, da Vereadora do Pelouro da Cultura, Dr.ª Carla Sabino, da Dr.ª Assunção Constantino, Coordenadora da Biblioteca, que moderou a sessão e da sua esposa, filhos e família.










Dia 21 de março de 2018 - “O Guadiana reencontra-se” - Encontro poético, pelos Poetas do Guadiana


No passado dia 21 de março de 2018, dia mundial da poesia, realizou-se o 

Encontro Poético “O Guadiana reencontra-se”, 

organizado pelos Poetas do Guadiana.
O evento foi moderado por António Cabrita e Clemen Esteban, dos Poetas do Guadiana e Assunção Constantino, Coordenadora da Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
Durante o encontro foi apresentado a mais recente publicação dos Poetas do Guadiana, o livro “En el Punto Final”.
Com apontamentos musicais pelo violoncelista Juan José Monge foram declamados alguns poemas incluídos nessa obra a cargo dos próprios autores, Ana Solá, António Cabrita, Augusto Lourido, Áurea Nobre, Carlos Escobar, Cármen Azaustre, Clemen Esteban, Ema Sequeira, Eládio Orta, Isabel Calheiros, João Pereira e Joaquina Vázquez.









Dia 20 de março de 2018 - Tertúlia no Baixo Guadiana “Desafios para os teatros no Algarve: programadores e públicos”


Realizou-se no passado dia 20 de março de 2018 a sessão das Tertúlias no Baixo Guadiana subordinada ao tema 

“Desafios para os teatros no Algarve: 
programadores e públicos”.

Partilharam connosco as suas perspetivas, vivências e experiências, diversos programadores culturais do Algarve: Paulo Pires, de Loulé, Gil Silva de Faro, José Barradas de Tavira, Anabela Afonso, 365 Algarve, Carla Sabino, Vereadora da Cultura e Miguel Godinho, Coordenador da Divisão Cultura, do Município de Vila Real de Santo António.







Dia 17 de março de 2018 - Música para bebés e para crianças


No sábado passado "Música para bebés e crianças" com Ricardo Silva. Momentos fantásticos para os mais pequenos.









Dia 10 de março de 2018 – Workshop “Pensar, falar e fazer positivo”, com a Brahma Kumaris – Academia para um mundo melhor


Realizou-se no passado sábado, 10 de março de 2018, o 

Workshop “Pensar, falar e fazer positivo” 

a cargo da Brahma Kumaris – Academia para um mundo melhor.







Dia 10 de março de 2018 - ”Os sábados na biblioteca” – Hora do conto / Manualidades Atividade para pais e filhos


Assim foi mais um “Sábado na Biblioteca”, ouvir, brincar e partilhar entre pequenitos e graúdos.













Dia 02 de março de 2018 - Inauguração da exposição de pintura "La Luz del Sur", de Karina Müller


Na passada sexta-feira, dia 02 de março, inaugurámos a exposição de pintura de Karina Müller, que pode ser visitada até ao final do mês.










Dia 24 de fevereiro de 2018 – Os Sábados na Biblioteca


Uma tarde bem passada, entre histórias e brincadeira, com pais e filhos, foi assim n’ 

“Os Sábados na Biblioteca” 

que se realizou no passado dia 24 de fevereiro de 2018.
















Dia 16 de fevereiro de 2018 – Tertúlias no Baixo Guadiana: “Animais, quem os salva dos maus tratos?”


A última  Tertúlia no Baixo Guadiana, que se realizou no passado dia 16 de fevereiro, debateu o sensível tema dos maus tratos aos animais e contou com a presença de vários representantes de associações que desenvolvem trabalho em prole desta causa e de alguns autarcas.








Fevereiro 2018 – Dia dos Namorados 


A Biblioteca Municipal Vicente Campinas assinalou o Dia de São Valentim. 












Dia 02 de fevereiro de 2018 - Inauguração da exposição de aguarelas de Paula Amaro


Iniciámos o mês de fevereiro com a inauguração da exposição de 

Aguarelas de Paula Amaro. 

Os trabalhos desta artista poderão ser apreciados até ao final do presente mês.
 












Dia 11 de janeiro de 2018 - Lançamento do livro "A misteriosa Sovieta Ulianova", de José Estêvão Cruz.


Decorreu no passado dia 11 de janeiro, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, o lançamento do último livro de José Cruz. O romance intitulado 

"A misteriosa Sovieta Ulianova" 

foi editado pela Viprensa, representada no lançamento por Fernando Reis. O autor, para além de apresentar a referida obra, avançou ainda parte do enredo do livro, cuja edição se seguirá, deixando a assistência,que praticamente lotou a sala da Biblioteca, desde já, na expectativa.








Dia 06 de janeiro de 2018 - Concerto com o Coral Atlântico, de Sines